quarta-feira, 16 de junho de 2010


Pombal: Doze escolas em risco de fechar
O presidente da câmara, Narciso Mota, classificou a medida do governo de “economicista que por vezes trás custos acrescidos”afirmando de seguida que “não posso permitir que se encerrem escolas sem termos uma alternativa possível, vamos ver o que poderemos fazer, mas cada caso é um caso.
O encerramento de escolas do ensino básico com menos de 21 alunos, proposto pelo governo, poderá afectar doze estabelecimentos escolares nas várias freguesias do concelho de Pombal.
O líder da autarquia refere que há necessidade do fornecimento de refeições, e transporte, adiantando que “não se pode decretar o encerramento de escolas de um momento para o outro sem que estejam criadas condições de integração dos alunos. Queremos construir centros escolares em todas as freguesias para que os alunos tenham as mesmas condições de aprendizagem”. A remodelação do parque escolar já levou ao encerramento de 50 escolas no concelho.
Os estabelecimentos de ensino em causa são Abiúl, Almezinha, Outeiro do Louriçal, Torneira, Casal da Rola, Almagreira, Barbas Novas, Reguengo, Ilha de Baixo, Helenos, Ponte Assamaça, Pousios, Silveirinha Pequena e Vieirinhos.
Contudo, a construção dos centros escolares em Abiúl, Redinha, Fonte Nova, Vieirinhos e Albergaria dos Doze vai permitir albergar alunos de algumas escolas referenciadas que segundo o ministério da Educação não preenchem os requisitos para se manterem em funcionamento em próximos anos lectivos.
A câmara de Pombal aguarda uma reunião com a Direcção Regional de Educação do Centro.

Sem comentários: