sábado, 2 de janeiro de 2010

MAIS ÁGUA PARA VENDER AOS MUNICIPES




Câmara de Pombal investe 19,9 milhões no abastecimento de água
O Município de Pombal vai investir 19,9 milhões de euros no reforço do abastecimento de água ao concelho, visando o aumento da qualidade do fornecimento. Para tal vai pedir 5 milhões de euros à banca.
A Assembleia Municipal de Pombal autorizou a Câmara a contrair um empréstimo de cinco milhões de euros para investimento na rede de abastecimento de água, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.
Narciso Mota explicou que as obras vão decorrer nos dois próximos anos e pretendem “reforçar do abastecimento de água ao concelho e aumentar a qualidade do fornecimento”.
O investimento, de 19,9 milhões de euros, prevê a interligação dos 13 subsistemas de abastecimento do concelho, que passarão a ter uma única origem de água, o aquífero da Mata do Urso, junto à praia do Osso da Baleia, freguesia do Carriço, cujo caudal é superior, as captações mais seguras e a água de maior qualidade, adianta a autarquia.
Segundo o município, está prevista a desactivação das 29 captações que alimentam actualmente o sistema de abastecimento de água e a execução de quatro novas captações na Mata do Urso.
Estas, em conjunto com as duas captações já existentes naquele local, passarão a assegurar todas as necessidades de água do concelho de Pombal.
De acordo com o município, está prevista a construção de quatro novas captações de água, uma estação de tratamento de águas, 18 reservatórios e 13 estações elevatórias.
Os trabalhos contemplam ainda 44, 6 quilómetros de condutas elevatórias, 53,8 quilómetros de condutas gravíticas e 31 quilómetros de redes de abastecimento.
O investimento global é de 19, 9 milhões de euros e, além do empréstimo bancário, tem o financiamento de 12,8 milhões de euros do Fundo de Coesão e uma verba de 2,1 milhões de euros do orçamento municipal.
Estas obras integram o documento de enquadramento estratégico da Rede Estruturante de Abastecimento de Água e Saneamento do concelho, aprovado pelo Instituto da Água.
No âmbito do saneamento, prevê-se a construção de cinco estações de tratamento de águas residuais, 70 estações elevatórias de esgotos, 39 quilómetros de condutas elevatórias e 551,8 quilómetros de redes de drenagem.
Segundo a Câmara Municipal de Pombal, esta rede contempla um investimento global superior a 50 milhões de euros.

Sem comentários: