Sobre Albergaria

Freguesia: Albergaria dos Doze

Concelho: Pombal

Distrito: Leiria

Área: 22,84 km²

População: 1 745 habitantes

Densidade: 76,4 hab/km²

Orago: Nossa Senhora da Apresentação


ESBOÇO HISTÓRICO de ALBERGARIA



A povoação cresceu num vale que é rasgado pelo rio Arunca e é atravessada pela via de caminho de ferro, Linha do Norte. A povoação é abraçada por um manto de pinheiros que originou, desde muito cedo, indústrias resinosas e as de madeiras. A maior altitude da principal via férrea portuguesa é atingida quando esta atravessa o túnel de 659 metros de comprido, concluído em 1863, sob uma colina por detrás do campo de futebol do Vale das Éguas, com marco geodésico de 314 m de altitude, no qual também se faz a delimitação do concelho de Pombal com o de Ourém, a nascente e a Sul e com o de Leiria , do lado poente.
Albergaria dos Doze foi outrora localidade de passagem e estalagem de viajantes que em busca de repouso aqui procuravam a albergaria ou albergue. A albergaria foi fundada por D.Mafalda, mulher de D. Afonso Henriques, isto pelos anos de 1170. É provável que a sua localização tenha sido junto de onde muito mais tarde, em 1566 se veio a dar início à construção de uma capela em evocação de Nossa Sra da Consolação, sendo aí celebrada a 1ª missa em 1572, hoje Centro Cultural Padre Peronilho.
O determinativo "dos Doze", aplicado tanto à Freguesia como à povoação, como mesmo ao lugar, poderá ter resultado da Feira Mensal que aqui se realiza a dia 12 de cada mês.
Resta contudo a dúvida quanto a saber se a feira é anterior ao nome da terra ou se esta antecedeu a feira somente com o nome de Albergaria, hipótese que considero a mais provável.
Outra explicação, esta de tradição oral, assenta na lenda de 12 cavaleiros da Távola Redonda, ou ainda, no facto da Rainha Santa Isabel aqui ter pernoitado no albergue, a caminho de Pombal, a fim de evitar a luta entre D.Dinis e seu filho D. AfonsoIV, sendo então acompanhada de 12 escudeiros.Facto histórico é pelo menos a reconciliação de D.Dinis, com o seu filho que foi feita na então vila de Pombal,isto no ano de 1323.


História


Apesar de muito antiga, a povoação de Albergaria dos Doze só em 1923 viria a ser freguesia. Fazia parte até então da freguesia de S. Simão de Litém. Para efectuar qualquer registo, para se recensear, para pedir qualquer atestado, havia que ir a S. Simão e os caminhos eram maus e inseguros. A memória do povo fala de um Padre de nome António Pereira Gonçalves que pregava em Albergaria há mais de 50 anos, ainda que dependente da paróquia de S. Simão, e a quem se deverá muito do empenho na construção de uma consciência colectiva albergariense que se afirmava desejosa de autonomia. Veio a falecer em 1918. Em 1912, para o substituir, veio para Albergaria, na qualidade de capelão, embora já aposentado da Freguesia de Poiares, o Padre Manuel dos Santos Petronilho. A experiência trazida de outras paróquias veio a ser decisiva no arranque para a constituição de uma nova freguesia religiosa - Albergaria dos Doze. O Padre Petronilho, conjuntamente com outras pessoas interessadas, enviaram várias cartas ao Vigário Geral no intuito de conseguirem a instituição duma paróquia eclesiástica, com sede na capela de Albergaria dos Doze, hoje Centro Cultural Padre Petronilho. D. José Alves Correia, depois de repetidas insistências do povo de Albergaria, admitiu criar a paróquia depois de ser criada a freguesia civil. Havia agora que cumprir a Lei nº 621 de 23 de Junho de 1916.
É de salientar que já em 1910, numa conjuntura de mudança da Monarquia para a Républica e com a correspondente instabilidade do Estado, os Albergarienses tinham tomado conta da Junta de Freguesia de S. Simão de Litém, tendo então mudado a sua sede para Albergaria dos Doze. 0 processo pró-freguesia levantou pois diversas quezílias com o povo da freguesia mãe, S. Simão de Litém, problemática de que muito bem dá conta a Breve Narração Histórica de Albergaria dos Doze, escrita em 1936, por alguém que assina por J. Albergaria e que se pensa seja justamente o padre Petronilho. Para maiores detalhes sobre esta questão, recomenda-se a sua leitura.
O processo pró-freguesia esteve algum tempo parado nas cortes mas, em Dezembro de 1922, entrou em discussão. Os diferendos com S. Simão viriam a terminar com a criação da Freguesia de Albergaria dos Doze, exactamente com a publicação do Decreto-Lei 1413 de 19 de Março de 1923, no então Diário do Governo, I série, nº 73 de 10 de Abril desse mesmo ano. Houve grande comemoração com música e foguetes.
Lutou-se depois pela freguesia religiosa, aquela que aparentemente se desejara ainda mais de início. O então Bispo de Leiria, 0 Reverendíssimo Sr. D. José Alves Correia da Silva cumpriu a promessa que havia feito e, a 15 de Maio de 1923, cerca de um mês após a criação da Freguesia Civil, criou também a paróquia de Albergaria dos Doze, tendo por Orago Nossa Senhora da Apresentação, coincidente geograficamente com a freguesia civil e constituída pelos mesmos lugares.



A FREGUESIA




Apesar de muito antiga, a povoação de Albergaria dos Doze só em 1923 viria a ser Freguesia.
Fazia parte até então da Freguesia de S.Simão de Litém. Para efectuar qualquer registo, para se recensear,para pedir qualquer atestado, havia que ir a S.Simão e os caminhos eram maus e inseguros.A memória do povo fala de um padre de nome António Pereira Gonçalves que pregava em Albergaria há mais de 50 anos,e a quem se deverá muito do empenho na construção de uma consciência colectiva albergariense que se afirmava desejosa de autonomia....Veio a ser substituído pelo Padre Manuel dos Santos Petronilho.
.... D. José Alves Correia, bispo de Leiria, depois de repetidas insistências do povo de Albergaria, admitiu criar a paróquia, depois de ser criada a Freguesia Civil.
O então Bispo de Leiria,cumpriu a promessa que havia feito e, a 15 de Maio de 1923 criou a paróquia de Albergaria, tendo por orago Nª Sra da Apresentação.
Ricardo Vieira


Brasão



Escudo de verde, locomotiva de prata, realçada de vermelho, entre uma asna diminuta de verguetas, de ouro e uma bilha de ouro, as três figuras dispostas em pala. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: " Albergaria dos Doze"


Bandeira:

Branca. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.


Selo: Nos termos da Lei, com a legenda: " Junta de Freguesia de Albergaria dos Doze- Pombal"



A SIMBOLOGIA








A Cor Verde - Representa a cor de pinhal que envolve a localidade.
O verde representa também a esperança num futuro cada vez melhor.

A Asna- representa o albergue que evoca a origem do nome da Freguesia e a hospitalidade e acolhimento que os habitantes desta terra sempre têm demonstrado ao longo dos tempos.

A Locomotiva- Simboliza o grande desenvolvimento que trouxe a toda a região a construção da Linha do Norte.

A Bilha- Relembra a fama que a água de Albergaria adquiriu outrora pela sua qualidade, o que levou à sua comercialização na estação da CP. o recipiente utilizado era uma bilha de barro. As vendedeiras aguardavam as paragens dos comboios e gritavam bem alto o pregão: " Comprem bilhas com água!!!!"



Lugares que constituem a Freguesia de Albergaria dos Doze



Albergaria dos Doze, Cartaria, Castelo da Gracieira, Cavadinhas, Serradinho, Chão de Gaia, Eguins, Fonte da Mata, Gaia, Gracieira, Ladeira, Mata, Murzeleira, Poços, Pontinhas, Ruge-Água, Vale das Éguas, Vale de Pomares, Venda de S.José, Vidoeira e Viuveiro.

Túnel Ferroviário
O monte coberto de pinheiros que faz a delimitação do Concelho de Pombal e de Ourém e atravessado por um Túnel de 659 metros, terminado em 1863. A construção desse túnel foi de extrema dificuldade, pois houve que rompê-lo numa areia argilosa e aquífera, tendo sido necessário fazer um revestimento de alvenaria que chegou a atingir, em alguns pontos, 2 metros de espessura. Situa-se a 300 metros antes da estação de Albergaria. Ao transpor o túnel, o caminho-de-ferro atinge a altitude de 263 metros, a máxima entre Lisboa e Porto.
Estacao Ferroviaria
Monumentos:


Igreja Paroquial de Albergaria dos Doze
O dia 15 de Agosto de 1958 foi o dia do lançamento e bênção da primeira pedra por parte do Reverendíssimo D. João Pereira Venâncio, Bispo da Diocese de Leiria. Em cerca de 5 anos ficou construída e foi inaugurada em 2 de Fevereiro de 1964, tendo como Orago Nossa Senhora da Apresentação. Foi construída em terrenos cedidos pelo Sr. César das Neves. Todos os anos, no dia 15 de Agosto, e realizada uma Festa Religiosa em Honra de Nossa Senhora da Apresentação, organizada pelos habitantes que, nesse ano, fazem 50 anos de idade.
IGREJA VELHA – Actual CENTRO CULTURAL PADRE PETRONILHO

Photobucket

Galeria dos Presidentes de Junta:

Na altura da criação da freguesia de Albergaria dos Doze era Presidente da Junta de S. Simão de Litém o Exmo. Senhor José Malho. O Secretário era o Rev. Pe. Manuel dos Santos Petronilho.
Manuel Gameiro (Massoeiro) - 1923
António da Costa Júnior - 1925
Joaquim Nunes dos Reis - 1927
José Malho - 1929
Domingos Simões - 1934
Joaquim António ("Serrano") - 1936
Bento Vieira - 1938 a 1963
Engº José Manuel Francisco Pimpão - 1964 a 1971
Jacinto Gameiro Lopes Júnior - 1971 a 1975 + 1976 a 1979
António Malho - 1979 a 1981
Jacinto Gameiro Lopes Júnior - 1981 a 1984
Diamantino Rodrigues Costa - 1984 a 1989 + 1989 a 1993
Hermínio Guapo Alfaiate - 1993 a 1997
António Carlos Azevedo Vieira - 1997 a 2001
Manuel Simões Rodrigues Marques - 2001 a 2005 + 2005 a ....

Párocos:

Pe. Manuel dos Santos Petronilho
Capelão entre 1912 e 1923
Pároco entre 1923 e 1931
Pe. Manuel de Oliveira
Tomou posse em 1933
Pe. António Afonso Calado
Tomou posse a 1 de Novembro de 1942
Pe. Manuel Ferreira
Tomou posse a 15 de Agosto de 1954
Pe. António Bento
Tomou posse a 14 de Outubro de 1973
Pe. Manuel Marques
Tomou posse a 2 de Janeiro de 1994
Pe. Filipe da Fonseca Lopes
Tomou posse a 20 de Setembro de 1998





Albergaria dos Doze é uma povoação bastante antiga, no entanto, tornou-se freguesia só em 1923, quando se desagregou de São Simão de Litém, freguesia da qual fazia parte até então. Pertence ao Concelho de Pombal, Distrito de Leiria e Diocese de Leiria/Fátima. Fica sensivelmente a meio caminho entre Lisboa e Porto. Albergaria tem 22,84 km² de área e 1 745 habitantes (2001). É servida pela 21ª Estação da Linha do Norte. Do lado Sul há um túnel com 659 metros de comprimento, terminado em 1863.


Albergaria dos Doze em Novembro de 2010 tem:


1 Centro Escolar com:
Pré-Primária (duas salas de aula): - com 42 crianças, duas educadoras e duas auxiliares e tarefeiras da Junta de Freguesia que asseguram a hora de almoço e os prolongamentos à tarde.
1º Ciclo do Ensino Básico (3 salas de aula) : - com 3 professoras e 57 alunos . Tem tarefeiras pagas à hora pela Junta de Freguesia para apoiar os almoços, transportes e as Actividades de Enriquecimento Curricular.
Nas actividades de Enriquecimento tem dois professores de Educação Física, uma professora de Inglês e uma de Música ( todos do Colégio).
O Ministério ainda não colocou qualquer auxiliar. Abriu unicamente um concurso para 3 horas e meia de limpeza diárias.
1 Colégio particular – Externato Liceal de Albergaria dos Doze - 2° e 3° Ciclo: - Estão a frequentar o Externato 243 alunos distribuídos da seguinte forma: ( 5º ano - 41; 6º ano - 61; 7º ano - 48; 8º ano - 43 e 9º ano - 49).
Em exercício estão 25 docentes, 2 psicólogas e uma Terapeuta da Fala.
Nos serviços de administração, transportes, refeitório e limpeza contam-se 8 funcionários.
O número de salas mantém-se: 11 salas de aula e 6 salas especializadas (Ed. Musical, Ed. Visual, Informática, Biblioteca e dois Laboratórios. O ginásio antigo foi transformado em Biblioteca e a Oficina foi transformada em Sala de Educação Musical. Dispõe também de Auditório com capacidade para 196 lugares sentados.
No ano anterior remodelaram-se os balneários e neste momento trabalha-se no polidesportivo coberto, pretende-se a breve prazo fechá-lo e dotá-lo de um piso mais adequado à prática da Educação Física e de algumas modalidades desportivas.

9 Associações Humanitárias, Culturais, Desportivas e Recreativas :
3ª compannhia dos Bombeiros Voluntários de Pombal : - 41 elementos, 2 ambulâncias, 7 veículos de fogo: ligeiros e pesados, 1 Roulotte
Associação Centro Social do S. Pedro: - tem cerca de 300 sócios, 32 funcionárias, 6 viaturas, 1 lar com 25 utentes, l Centro de Dia com 17 utentes e 46 com apoio domiciliário.
Associação Casa do Povo: - Com 60 sócios. Gere 1 lar com 25 utentes e 12 funcionárias.
Associação de Melhoramentos Cultura e Recreio da Cartaria: - Tem cerca de 250 sócios pagantes. Dinamiza o Basquetebol desde os mais novos (6) anos até uma equipa de Juniores femininos. Tem presentemente cerca de 50 atletas a praticar basquetebol. O bar, com internet, na antiga escola primária, funciona aos fins-de-semana.

NADA (Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria) : - Tem cerca de 50 sócios. Pratica karting, orientação pedestre e BTT, cicloturismo, tiro com arco e pressão de ar, kayak, BTT, carros de rolamentos, etc. A sede é nos antigos balneários do campo de futebol.

Associação de Melhoramentos da Vidoeira: - não tem sócios. Tem directores que organizam jantares e festas. Tem sede em construção, onde tem bar aberto aos Domingos.

Associação Desportiva da Murzeleira : - Tem uma sede de pequenas dimensões. Realiza uma festa em Agosto.
ARCUDA (Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Albergaria) : - Tem cerca de 200 sócios. Na presente época 2010/2011, tem 6 equipas de Futebol – Sub-12, Sub-13, Iniciados, Juvenis, Seniores e Veteranos.
Num total de 110 atletas ligados ao Futebol e inscritos na A F Leiria.
Tem também 15 Atletas de Ginástica Feminina, que têm aulas no Pavilhão Gimnodesportivo de Albergaria.
E mais recentemente, com um ano de existência, o mais arrojado projecto desportivo – ARCUDA Gym….
Este projecto teve inicio em Abril de 2009 com as obras necessárias… abrindo timidamente em Novembro do mesmo ano….
Finalmente foi inaugurado a título oficial, pelo Presidente da Câmara de Pombal – Eng. Narciso Mota em 26 de Setembro 2010, no primeiro jogo dos Seniores.
O ARCUDA Gym neste momento tem mais de 45 utentes, que todos os dias usufruem das instalações do ginásio, com a supervisão de duas monitoras credenciadas.
Está a efectuar um protocolo com a Câmara Municipal Pombal para ocupar as antigas instalações da pré-primária.
Estas instalações permitem melhorar as condições a oferecer aos utentes do ginásio, pois são mais espaçosas e têm uma óptima localização.
São necessárias bastantes obras de fundo, tanto nas salas como nos WC´s, para melhorar as condições de habitabilidade.
Espera inaugurar as novas instalações do “ARCUDA Gym” no primeiro trimestre de 2011, e conta ter nessa altura cerca de 100 utentes.
Acredita que está no rumo certo para o futuro…

Associação Recreativa e Cultural da Venda de S. José : - Realiza a festa do lugar e convívios. Tem sede em construção.

Grupo Etnográfico Canto da Terra: - Edita o Jornal Mensal “Os Doze” com 1 500 assinantes. Não tem sede própria.

3 Postos Públicos de Internet (gratuitos)
1 Centro Cultural Padre Petronilho
2 Associações de Solidariedade Social (IPSS)
1 Centro de Saúde
l Cemitério da Freguesia
l Boletim da Freguesia, mensal
l Feira Franca ao dia 12 de cada mês
1 Campo de Futebol relvado com relva sintética, com 100x64 metros, entre linhas de jogo, e bancadas cobertas, ginásio por baixo.
1 Polidesportivo descoberto
l Gimnodesportivo coberto
Duas festas principais: S. Pedro a 29 de Junho (festa profana) e 15 de Agosto (festa religiosa)

COMERCIALMENTE tem :
2 Instituições bancárias
2 Farmácias
7 Cafés
2 Super-mercados
2 Mini-mercados
2 Restaurantes
2 Pastelarias
2 Talhos
2 Padarias
1 Frutaria
1 Estúdio fotográfico
2 Consultórios médicos
2 Drogarias
3 Pronto-a-vestir
2 Clínicas de medicina dentária
1 Oculista
2 Stands automóveis
1 Seguradora
2 Lojas de electrodomésticos
1 Residencial
1 Escola de condução
1 Ourivesaria relojoaria
1 Sapataria
4 Salões de cabeleireira
1 Quiosque
1 Florista
2 Fábricas de plásticos
2 Fábricas de Resina
1 Cerâmica
1 Fábrica de fogões de sala
1 Gráfica
Oficinas mecânicas e de estores
Carpintarias
Serralharias
E muitos outros comércios.


Albergaria dos Doze em Outubro de 2009 tem:


l Pré-Primária (duas salas de aula): - com 48 crianças, duas educadoras e duas auxiliares.

4 salas de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico : - com 4 professoras e 49 alunos ( 25 na escola do Eguins e 24 na de Albergaria). Tem tarefeiras pagas à hora pela Junta de Freguesia para apoiar os almoços, transportes e as Actividades de Enriquecimento Curricular. Cada escola tem uma tarefeira que não está a tempo inteiro na escola.
Nas actividades de Enriquecimento tem dois professores de Educação Física, uma professora de Inglês e uma de Música ( todos do Colégio).
Desde 2 de Novembro cada uma das escolas tem uma tarefeira a tempo inteiro, colocadas pelo agrupamento escolar, recrutadas ao Centro de Emprego.

1 Colégio particular – Externato Liceal de Albergaria dos Doze - 2° e 3° Ciclo: - com 256 alunos distribuídos da seguinte forma: ( 5º ano - 61; 6º ano - 51; 7º ano - 44; 8º ano - 54 e 9º ano - 46).
Em exercício estão 26 docentes, 2 psicólogas e uma Terapeuta da Fala.
Nos serviços de administração, transportes, refeitório e limpeza contam-se 10 funcionários.
O número de salas mantém-se: 11 salas de aula e 6 salas especializadas (Ed. Musical, Ed. Visual, Informática, Biblioteca e Laboratórios. Destaca-se também o Auditório (196 lugares). Brevemente o ginásio ficará disponível para ser transformado em salas de aula.

9 Associações Humanitárias, Culturais, Desportivas e Recreativas :
5ª secção dos BVP: - 41 elementos, 2 ambulâncias, 7 veículos de fogo: ligeiros e pesados, 1 Roulotte

Associação Centro Social do S. Pedro: - tem cerca de 300 sócios, 32 funcionárias, 6 viaturas, 1 lar com 25 utentes, l Centro de Dia com 17 utentes e 46 com apoio domiciliário.
Associação Casa do Povo: - Com 60 sócios. Gere 1 lar com 25 utentes e 12 funcionárias.
Associação de Melhoramentos Cultura e Recreio da Cartaria: - Tem cerca de 250 sócios pagantes. Dinamiza o Basquetebol na nossa freguesia desde os mais novos (6) anos até uma equipa de Juniores femininos com cerca dos 18 anos. Tem presentemente cerca de 50 atletas a praticar basquetebol. O bar, com internet, na antiga escola primária, funciona aos fins-de-semana.

NADA (Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria) : - Tem cerca de 50 sócios. Pratica karting, orientação pedestre e BTT, cicloturismo, tiro com arco e pressão de ar, kayak, BTT, carros de rolamentos, etc. A sede é nos antigos balneários do campo de futebol.

Associação de Melhoramentos da Vidoeira: - não tem sócios. Tem directores que organizam jantares e festas. Tem sede em construção, onde tem bar aberto aos Domingos.

Associação Desportiva da Murzeleira : - Tem uma sede de pequenas dimensões. Realiza uma festa em Agosto.
ARCUDA (Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Albergaria) : - Tem cerca de 200 sócios. A principal secção que movimenta é o futebol, tem equipa de escolas, de sub 13, de iniciados, de juvenis, de juniores, de seniores e de veteranos. Total de atletas federados na AF Leiria, época 2009/2010: 110 atletas. Total de atletas Futebol Veterano: 25.
Também dinamiza a ginástica feminina. Total de atletas femininas na ginástica: cerca de 30.
Tem bar e ginásio. A sede é debaixo da bancada.

Associação Recreativa e Cultural da Venda de S. José : - Realiza a festa do lugar e convívios. Tem sede em construção.

Grupo Etnográfico Canto da Terra: - Edita o Jornal Mensal “Os Doze” com 1 500 assinantes. Não tem sede própria.

3 Postos Públicos de Internet (gratuitos)
1 Centro Cultural Padre Petronilho
2 Associações de Solidariedade Social (IPSS)
1 Centro de Saúde
l Cemitério da Freguesia
l Boletim da Freguesia, mensal
l Feira Franca ao dia 12 de cada mês
1 Campo de Futebol relvado com relva sintética, com 100x64 metros, entre linhas de jogo, e bancadas cobertas
1 Polidesportivo descoberto
l Gimnodesportivo coberto
93 contentores do lixo de 800 litros
Duas festas principais: S. Pedro a 29 de Junho (festa profana) e 15 de Agosto (festa religiosa)
Uma cobertura de 99 % de abastecimento de água da rede pública
Uma cobertura de 60 % de saneamento básico
Uma central de compostagem para resíduos orgânicos, principalmente flores velhas, naturais, provenientes do cemitério.

COMERCIALMENTE tem :
2 Instituições bancárias
2 Farmácias
6 Cafés
2 Super-mercados
2 Mini-mercados
2 Restaurantes
2 Pastelarias
2 Talhos
2 Padarias
1 Frutaria
1 Estúdio fotográfico
2 Consultórios médicos
2 Drogarias
3 Pronto-a-vestir
2 Clínicas de medicina dentária
1 Oculista
2 Stands automóveis.
1 Seguradora
2 Lojas de electrodomésticos.
1 Residencial
1 Escola de condução
1 Ourivesaria relojoaria
1 Sapataria
4 Salões de cabeleireira
1 Quiosque
1 Florista
2 Fábricas de plásticos
2 Fábricas de Resina
1 Cerâmica
1 Fábrica de fogões de sala
1 Gráfica
Oficinas mecânicas e de estores
Carpintarias
Serralharias
E muitos outros comércios.

Lista das alcunhas familiares da freguesia de Albergaria dos Doze.


Esta lista é apenas uma parte das alcunhas que circulavam, algumas ainda circulam, na nossa freguesia.
Além destas, existem aquelas alcunhas só pessoais que “incomodam” mas como sei que em vários casos os seus “proprietários” as consideram ofensas pessoais, não as apresento! Se alguma destas assim for considerada, o meu papo fica à disposição de quem estiver mal para o apertar, caso a vontade não lhe falte!
Muitas pessoas têm orgulho nas suas origens. Muitas vezes, esta é uma forma que têm de recordar os seus entes queridos. Também há quem tenha vergonha, claro, gente “encardida” há por todo o lado e tende a esconder-se …
Se estão aqui alcunhas que ofendem, ou com erros, ou que são repetidas, peço desculpa, errar é humano! Algumas dizem-se de maneiras diferentes, umas apresentam-se no masculino, outras no feminino.
Para os mais novos que certamente se irão admirar por ver tantos nomes, posso dizer que Albergaria dos Doze era uma terra muito habitada, muito importante e muito conhecida no país.
ALEMÃO; ALMOFADINHA; APRENDIZA; ARÉGA; ÁRTEU; ARRANJO; BACALHAU; BAETA; BAILAROTA; BALÃO; BALÉ; BALECO; BARATA; BARQUEIRA; BARRIGUINHAS; BARROTE; BATATA; BECAS; BECHANECA; BEXIGA; BIMBA; BITOLA; BOÉGAS; BOGA; BONECA; BORLA; BOTAS; BRAGA; BRAVO; BROGUERA; BURRA; CABAÇA; CABELEIRA; CABRÃO; CACHANO; CAÇÃO; CAGUIMCHA; CAGUIMCHO; CAIFAZ; CAIXEIRO, CALCA-BARRO; CALDAS; CALÉ; CALHÁ; CAMEVÔ; CAMISOLA; CANÁLHA; CANÁRIO; CÂNCIO; CANECA; CANEIRA; CANHOTO; CANINHAS; CANONA; CÃO; CANTEIRO; CAMPAINHAS; CAMPOS; CAPADOR; CAPELA; CARACOL; CARAMBA; CARILHAS; CARPINTEIRO; CARRACHOLA; CARRAÇO; CARRANCA; CARTOLA; CARTUCHO; CARUÇAS; CARVALHIÇA; CASEIRO; CASSULA; CASTANHEIRA; CASTELO; CATIURRA; CATRAPUZ; CAVADAS; CHARUTO; CHIBINHA; CHÍCHARO; CHIU; CHOCHA; CHOIRECO; CHORA; CHUI; CHUSSO; CINCO TOSTÕES; CLARITO; COELHO; CORAÇÃO AO LADO; COUCINHAS; COUTO; COVIL; COXIXO; CUCO; DIAMANTE; EMBARCADIÇO; EMBÓDIA; ENGENHEIRO; ENXERTO; ESCRIVÃO; ESPIGO; ESTERROA; FACADAS; FAFÁ; FAÍSCA; FAMELGA; FARRAPITA; FERRADOR; FERROS; FERRUGEM; FISCALA; FOGUETE; FONTES; FRADE; FRALDEIRO; FURANA; FUSIL; GAIO; GAITEIRA; GALDÉRIO; GANIÇO; GASOLINA; GATO; GIBÃO, GIMBRINHA; GINÊTO; GIRAFA; GOIVA; GRÃO-DE-BICO; GRAMOCHO; GRELO; GUERRA; GUINADAS; HITLER; JACO; JOÃO GRANDE; JOÃO PEQUENO; JOQUINHA; JUNCEIRA; LABITA; LACIÓ; LADINOS; LAFRÓ; LAGAREIRO; LAGE; LAMEIRA; LANTEJANA; LARÉ; LARICA; LATA; LATOEIRO; LATUJO; LÃ BOA; LÃ BRANCA; LECAS; LECO; LÉRIAS; LIBÃO; LIBÔA; LILA; LILI; LOBO; LÓ; LÓIO; LORPA; LUXO; MAÇÃO; MAÇOEIRO; MADURITO; MADURO; MAIS VELHA; MAJOR; MALHA; MANGAS; MANHA; MANHOSO; MANILHAS; MANTEIGA; MARIFAS, MARUJO; MATOLA; MAU; MÁ LÃ; MÉ; MEDINAS; MEIA; MELA; MELANDRO; MIGARITO; MILHARIÇAS; MIL-HOMENS; MINEIRO; MINISTRO; MIRA; MOISÉS; MOITAS; MOLEIRO; MONGE; MOUÇA; MOUCHO; MULA; MULATO; NAIPER; NANA; NINHADAS; NORTE; NOVE E DOIS; ORELHAS; PADEIRO; PADRA; PADRE; PALANCA; PALECO; PANGALHADAS; PAPINHA; PÁPUÇO; PAQUINA; PARAFUSO; PATA; PAVÃO; PEÇA; PEIXOLA; PELADO; PENICO; PERFEITO; PERNA; PICA-BURROS; PILILA; PIMENTA; PINHAL; PIOLA; PIOLHO; PISCO; PIRES; PITA; PIRNALVA; PIROLAU; POITA; PORCA; PORREIRO; POTE; PÓ; PRATA; PRISE; PULGA; QUARENTA; QUIMEMO; QUINGOSTA; QUINTA; QUITO; RÁ; RACHADO; RAÍNHA; RAINHO; RATA; RATO; REDONDO; REGADEIRA; REI-PRETO; RELOJOEIRO; REQUETO; RIÇA; RIMONÉ; RIO; RISOTA; ROIM; ROLEIRO; ROLINHO; RONHA; RUSSO; SACA; SACHO; SALAZAR; SALGUEIRA; SANICA; SANTA; SANTINHO; SAPATA; SAPATEIRO; SARRAIPA; SECO; SEIXEIRO; SEMANA GRANDE; SERÔDIO; SERRANO; SOLA; SORNA; SUCATA; TABINHO; TARAMOUCHO; TARECA; TARÓQUEIRO; TERRINHA; TITÃO; TITÓ; TOCHA; TOINA; TORTO; TOUCA; TOUPEIRA; TRAINEIRA; TRÊS CANETAS; TRINTA; TROLA; TROPA; ULHA – ULHA; VACARENA; VAGÃO; VENDA; VINAGRA; VIRA-MILHOS; XANTA; XARÁ; ZABELITO; ZAGAIO; ZAM; ZANA; ZANITA; ZÉ DA MÃE; ZÉ DAS MANTAS; ZÉ GORDO; ZICO TÓINO; ZORRA; ZUGUE;