quarta-feira, 17 de novembro de 2010


As três freguesias da região da Alitém – Albergaria dos Doze, São Simão de Litém e Santiago de Litém – consideram como necessária a melhoria das acessibilidades aos grandes centros, através de uma ligação à EN 350 (que liga Alvaiázere a Leiria), ao Itinerário Complementar nº 8 (IC8) e Auto-Estrada do Norte (A1).
Durante o dia de ontem, aquelas três freguesias do concelho de Pombal receberam a visita do executivo municipal e dos técnicos e directores de departamento do Município, naquela que foi a segunda deslocação às 17 freguesias.
Para Manuel Rodrigues Marques, autarca de Albergaria dos Doze, a prioridade da sua freguesia é mesmo a acessibilidade aos grandes centros urbanos, de forma a desencravar aquele território. O presidente da Junta de Freguesia procurou sensibilizar, ainda, o presidente da Câmara para dois projectos que considera fundamentais: a requalificação urbanística do Largo da Estação e a implementação de uma zona industrial.
Rodrigues Marques mostrou-se, ainda, preocupado com o eventual encerramento das extensões do Centro de Saúde, pelo que apontou a necessidade de ser implementada uma rede de mobilidade dos diversos utentes.
O autarca social-democrata voltou a reiterar com a sua ideia de «acabar com estas três freguesias e constituir a freguesia de Alitém», dando força à única associação de freguesias existentes no concelho.
Contudo, em jeito de resposta, o presidente da Câmara Municipal afirmou que «vamos mantendo todas as freguesias», acrescentando que «isso agora não nos preocupada neste mandato».
Por sua vez, a construção da rede de saneamento básico «é importante» para o autarca de Santiago de Litém, tendo Guilherme Domingues considerado que o mesmo «é fundamental para se avançar com a requalificação da rede viária».
Guilherme Domingues mostrou aos autarcas as obras de construção do lar da terceira idade da Associação de Bem-Estar João Costa da Fonseca, assim como os terrenos recentemente adquiridos para a ampliação do centro escolar. «Investimentos que resultam da importante interligação entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal», disse.
O autarca social-democrata apenas lamenta que o Município continue a não dar prioridade à jazida arqueológica dos dinossauros de Andrés, considerada uma das mais importantes para a investigação científica, por especialistas nacionais e estrangeiros.
Também a construção do saneamento básico é apontada como prioridade para a freguesia de São Simão de Litém. A autarca local, Isabel Costa, também sensibilizou a Câmara Municipal para a necessidade de reparação de algumas estradas da sua freguesia.
O presidente da Câmara Municipal, que considera aquelas visitas de trabalho «frutuosas» já que permitem que os técnicos da autarquia «dialoguem e vejam os problemas no terreno», lamenta que não sejam mais participadas por parte dos 17 presidentes de Junta. Na visita de ontem para além dos autarcas anfitriões apenas estiveram presentes mais dois presidentes de Junta.

Sem comentários: