sexta-feira, 22 de junho de 2012

Leiria-Fátima: Adolescentes envolvidos em «projetos de felicidade»

06 mar 2012 (Ecclesia) – Cerca de 850 adolescentes do 7.º ano de catequese da diocese de Leiria-Fátima estão envolvidos na busca e implementação de “projetos de felicidade”, tanto a nível pessoal como no meio das suas paróquias.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o coordenador do Serviço Diocesano de Catequese, padre José Domingues Pedrosa, explica que este trabalho nasceu a partir do último Endiba – Encontro Diocesano dos Bens-Aventurados.
A iniciativa, que teve lugar no sábado em Albergaria dos Doze, contou com a participação de 109 grupos de catequese vindos de 51 paróquias, acompanhados por cerca de 170 responsáveis, e foi dedicada à mensagem cristã das bem-aventuranças.
Os mais novos tiveram oportunidade de “olhar para os valores que estão contidos naquela mensagem cristã” para, a partir daí, refletirem sobre “como se podem envolver na sociedade de uma maneira diferente”.
Cada um dos participantes tinha um caderno em que anotava os valores e atitudes que achava importantes para o seu projeto pessoal de felicidade.
A última fase teve como objetivo a definição de “um projeto de conjunto que levasse os grupos a fazerem alguma coisa nas paróquias”, completa o sacerdote, que agora vai “procurar manter esta dinâmica”, através da partilha de ideias e de contactos.
As bem-aventuranças consistem num conjunto de nove propostas de vida que Jesus Cristo transmitiu aos seus discípulos e fiéis durante o chamado “Sermão da Montanha”, que corresponde a uma das passagens bíblicas mais importantes do tempo de Quaresma.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, elas “estão no centro da pregação de Jesus” e caracterizam a autêntica vida cristã”, baseada em valores como a humildade, a justiça e a misericórdia.

Sem comentários: