quarta-feira, 30 de junho de 2010




Está já definido o programa das seculares Festas do Bodo que, tradicionalmente, animará a cidade de Pombal no último fim-de-semana do mês de Julho. Este ano os festejos decorrerão entre os dias 22 e 26.
Na quinta-feira, 22 de Julho, pelas 18 horas será inaugurada a exposição “O Marquês de Pombal no Postal Ilustrado”, no Museu Marquês de Pombal, seguindo-se a inauguração da exposição “Projectar Pombal – desenhos e projectos arquitectónicos de edificios da cidade de Pombal da primeira metade do século XX, no Celeiro do Marquês. À noite, pelas 21 horas, será celebrada missa e Proclamação da Palavra na Igreja do Cardal, seguida de procissão de velas.
No Estádio Municipal, a partir das 22 horas terá início a actuação das quatro bandas finalistas do concurso Palco Aberto, promovido pelo Café Concerto. Seguir-se-á a actuação dos “Bunnyranch” e dos Dj’s Kiko & Pedro G.
Na sexta-feira, 23, pelas 15 horas será inaugurado o Bodo dos Pequeninos, no pavilhão da Caldeira, seguindo-se um desfile de gaiteiros e gigantones, e das arruadas pela Filarmónica Artística Pombalense e do Grupo de Acordeonistas de Pombal, pelas ruas da cidade.
Às 18 horas terá lugar a sessão de abertura das Festas do Bodo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, seguindo-se a inauguração da exposição “Medalhística do Município de Pombal, nos Claustros dos Paços do Concelho, bem como da Mostro do Bodo Antigo, no Jardim Municipal, do Bodo Ribeirinho, da Mostra Gastronómica e da Exposição de Actividades Económicas, no Largo do Arnado e na Zona Desportiva.
À noite, pelas 21 horas, será celebrada Missa e Proclamação da Palavra na Igreja do Cardal.
No Largo do Arnado (21 horas) actuará o Grupo de Acordeonistas de Pombal. No Jardim Municipal haverá um concerto da Filarmónica Artística Pombalense e da Filarmónica de Biscarrosse, seguindo-se o tradicional Baile na Pérgula, com Anabela.
No Estádio Municipal a animação estará a cargo dos “Akunamatata”, Rui Veloso e dos Dj’s Kika Lewis & Angel.
A manhã de sábado, 24 de Julho, será preenchida com as cerimónias comemorativas do V Capítulo da Confraria do Bodo, que incluem uma visita aos museus municipais, a recriação da lenda do Bodo junto ao Museu Marquês de Pombal, um desfile de confrarias e a sessão solene de entronização de novos confrades, efectivos e de mérito.
Pelas 15 horas haverá animação no Museu Marquês de Pombal “nunca é tarde para aprender a arte do saber fazer”. Pelas 18:30 horas realizar-se-á a 28ª prova do Bodo e 9ª Corrida do Bodo, com partida junto ao edifício dos Paços do Município. Pelas 21 horas será celebrada missa e Proclamação da Palavra na Igreja do Cardal.
A animação da noite estará a cargo dos Cavaquinhos de Litém (no Largo do Arnado), Clube de Música do Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal e 2º Festival da Canção Infantil de Pombal (Jardim Municipal), Banda finalista do concurso Palco Aberto, “Blasted Mechanism” e Dj’s Fernando Alvim e Chambel (Jardim Municipal). O Baile da Pérgula será abrilhantado pela Anabela.
Pelas 16 horas de Domingo, 25, haverá uma arruada pela Filarmónica Artística Pombalense e Filarmónica do Vermoil. Às 17 horas será celebrada a tradicional missa solene em honra de Nossa Senhora do Cardal, seguida de procissão pelas ruas da cidade, com a participação da Charanga da GNR.
À noite, no Largo do Arnado actuará o grupo “Trovadores da Valdeira”. No Jardim Municipal decorrerá o tradicional Festival de Folclore, antecedido por um desfile dos grupos participantes pelas ruas da cidade: Rancho Típico Cantarinhas de Niza (Alentejo), Rancho Folclórico de Parada da Gonta (Beira Alta), Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça (Ribatejo), Rancho Folclórico de Alenquer (Estremadura), Rancho Folclórico e Etnográfico as Tecedeiras de Almalaguês (Beira Litoral) e do Rancho Típico de Pombal.
No final será lançado fogo de artifício do Castelo de Pombal. John Mitchel abrilhantará o Baile da Pérgula.
No Estádio Municipal a animação estará a cargo dos “Funkoff” e José Cid, seguindo-se “Noite dos Anos 80”.
Pelas 9 horas de segunda-feira, dia 26, será celebrada missa de encerramento das festas religiosas na Igreja do Cardal. À tarde prosseguirá a animação no Museu Marquês de Pombal. E pelas 18 horas será realizada uma arruada pelo Grupo de Acordeonistas de Pombal.
À noite, no Largo do Arnado, actuará o Rancho Folclórico de Vila Cã. No Jardim Municipal, subirá ao palco a escola de Ballet “A Copélia”. O Baile da Pérgula será abrilhantado pelo duo musical Tomané.
Na zona de concertos (Estádio Municipal), actuarão “Óqtrup – Luis Portugal” e “Amália Hoje”, e os Dj’s Godinho & J Ramos.

Sem comentários: