quinta-feira, 12 de agosto de 2010


Emigrante de Albergaria dos Doze recebe prémio Talento

Manuel da Costa Oliveira já ajudou dezenas de instituições, através do trabalho desenvolvido na Association Portugaise de Bienfaisance, em França. O Ministério dos Negócios Estrangeiros reconheceu-lhe o trabalho e atribui-lhe o prémio Talento, na categoria empresário/benemérito.
Tudo começou como uma brincadeira mas, 21 anos depois, a Association Portuguaise de Bienfaisance já angariou 230 mil euros, que foram distribuídos por instuições portuguesas e francesas. Atràs do projecto está um Albergariense: Manuel da Costa Oliveira, 76 anos.
A distinção apanhou de surpresa o empresário, natural de Ruge-água - Albergaria dos Doze mas a viver há 54 anos em França. “É uma felicidade ser premiado, foi um privilégio”, admite.
A associação liderada por Manuel da Costa Oliveira surgiu há mais de duas décadas. O Albergariense – apoiado por mais dois casais de emigrantes – decidiu organizar um jantar que servisse de ponto de encontro à comunidade portuguesa. Juntou-se o útil ao agradável e pensou -se em transformar o convívio em solidariedade. “O primeiro jantar foi só para ver no que dava, mas como tivemos bons resultados resolvemos continuar”, relata Manuel.
Todos os anos, algures entre Março e Abril, a Association Portuguaise de Bienfaisance junta 450 pessoas à volta de uma mesa, em Le Raincy, nos arredores de Paris. A maioria são portugueses, mas também há alguns franceses a aderir. Os lucros conseguidos com o evento são entregues a quem mais precisa. A Cruz Vermelha de Coimbra e Leiria, a Santa Casa da Misericórdia de Pombal e os responsáveis pelas pesquisas contra o cancro e a SIDA foram apenas alguns dos que já beneficiaram com o trabalho desenvolvido por Manuel Oliveira.
Este ano, a associação tem um saldo de 14 mil euros em caixa. “Provavelmente vamos oferecer desfibrilhadores aos bombeiros portugueses”, revela o emigrante.
Manuel Oliveira deixou a freguesia de Albergaria dos Doze, no concelho de Pombal, aos 22 anos. A ideia era ir trabalhar “meia dúzia de anos” para França e voltar à terra natal. Mas, mais de meio século depois, o empresário (que entretanto abriu uma empresa de construção civil em França) continua fora do país. As férias são dividas entre Albergaria dos Doze e o concelho de Ourém, onde acabou por casar. Mas o desejo de regressar, garante, continua presente.
O esforço do emigrante tem sido reconhecido pelos portugueses. Em 1995, Manuel Oliveira foi distinguido com a ordem de mérito, e a Cruz Vermelha portuguesa também já lhe atribuiu uma medalha.
Este ano, Manuel da Costa Oliveira teve de fazer uma visita-relâmpago a Portugal para, no dia 23 de Julho, receber o prémio atribuído pelo ministério dos Negócios Estrangeiros. A cerimónia foi transmitida pela RTP.

Sem comentários: