quarta-feira, 25 de agosto de 2010



Região Alitém serve segredos da gastronomia.


Santiago de Litém entra este fim-de-semana no mapa gastronómico nacional, com a realização de 10ª edição da "Mostra Gastronómica da Região Alitém".A mesa estará posta nos dias 27, 28 e 29 de Agosto, no espaço do Mercado e Jardim da sede de Freguesia, e pela mesa passarão os melhores petiscos desta região do concelho de Pombal.As tasquinhas serão exploradas por um conjunto de colectividades locais - Dino Clube (Santiago de Litém); Associação Centro Social São Pedro (Albergaria dos Doze), e GARECUS (Santiago de Litém) - que têm no evento uma oportunidade de angariar receitas para realização das suas actividades.A música tradicional faz também parte da ementa, ficando a cargo do Grupo de Tunos de Leiria, Coro Infantil de Santiago de Litém, Grupo de Cavaquinhos, Bandas e Organistas, a que se juntam a Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal, que terão a cargo a animação de rua.Para além das "tasquinhas", o certame contará com a participação das associações das três freguesias - Associação Desportiva de Caça e Pesca, Escuteiros, e Centro Social Paroquial de S. Simão de Litém, Associação de Bem-Estar para a 3.a Idade de Santiago de Litém, Dino Clube, Centro Social de S. Pedro, A.R.C.U.D.A., Grupo de Jovens Finalistas de Albergaria dos Doze, 5ª Secção B.V.P. e Teatro Amador de Santiago de Litém - que terão a tarefa de dinamizar stands com mostras de trabalhos, pequenos bares, jogos tradicionais e quermesses, e ainda quatro stands de artesanato com mostras de trabalhos de artesãs locais.Para os promotores, o programa mostra "a colaboração de toda a população da área destas três freguesias, na concretização de uma iniciativa única no país".Tal como nas edições anteriores, os participantes terão ao dispor o comboio da Associação Comercial de Pombal para os tradicionais passeios pelas freguesias.


Durante aquela mostra gastronómica serão apresentados os resultados da quinta campanha de escavações paleontológicas de Andrés, enquanto a Casa da Cultura estará de portas abertas para receber os visitantes da exposição permanente “À Descoberta da Alice”, constituída por fotografias e fósseis do dinossauro de Andrés.
A exposição, que conta com o apoio técnico do Museu de História Natural da Universidade de Lisboa, é da autoria de José Luis Diniz, revela alguns dos fósseis do dinossauro “Allosaurus Fragilis” descoberto na jazida jurássica de Andrés, em Santiago de Litém, dando a conhecer a “importância mundial” daquela jazida, como refere Guilherme Gameiro Domingues.
Patente, também, no evento estará uma mostra de algumas das associações das três freguesias, dando a conhecer as suas actividades, bem como através da exploração de pequenos bares e quermesses. Para além da presença de artesãos, também representativos das freguesias da região Alitém.
“Tudo isto representa bem a colaboração de toda a população da área destas freguesias, na concretização de uma iniciativa única no país”, afirma o autarca anfitrião.


Região Alitém.


A Região Alitém resulta da união das três freguesias - Albergaria dos Doze, São Simão de Litém e Santiago de Litém - formalizada em 1 de Novembro de 2000, com a constituição da Alitém, associação que tem como objectivo principal o desenvolvimento de projectos comuns.Com a mostra gastronómica, a "ALITÉM - Associação das Freguesias de Albergaria dos Doze, São Simão de Litém e Santiago de Litém" - pretende de reforçar os elos de ligação e o convívio entre a população das três freguesias, tal como a preservação e divulgação da gastronomia, património e cultura desta região do concelho de Pombal.

Sem comentários: