quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Pelo menos seis colégios do distrito de Leiria encerrados pelos pais.

Pelo menos seis colégios do distrito de Leiria encontram-se hoje de manhã encerrados pelos pais em protesto contra a portaria do Ministério da Educação que define o financiamento aos privados com contratos de associação.
Das 16 escolas privadas do distrito de Leiria, estão ainda de portas fechadas o colégio Diniz de Melo, em Amor, o Externato Liceal de Albergaria dos Doze e o Colégio de São Mamede, na Batalha, onde os pais farão uma caminhada até ao Santuário de Fátima.
O movimento SOS Educação espera que encerrem hoje cerca de 50 estabelecimentos, mais do dobro das escolas privadas com contrato de associação que fecharam as portas na quarta-feira.
Na quarta-feira, cerca de 25 escolas das 93 privadas com contrato de associação foram encerradas por pais em protesto.
Em causa, está uma portaria que determina um financiamento de 80.080 euros por ano e por turma nas escolas com contrato de associação, uma verba inferior em cerca de dez mil euros ao reclamado pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo.
A ministra da Educação já fez saber, na terça-feira, que o Governo não vai ceder a "formas de pressão, nem tentativas de impressionar a opinião pública", nem tão pouco vai continuar a financiar "privilégios e lucros" de alguns colégios.

Sem comentários: