segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Município Parceiro Eco-Escolas 2011


 O Município de Pombal recebeu, na passada sexta-feira, o Certificado de "Município Parceiro Eco-Escolas 2011", tendo a cerimónia de entrega do certificado decorrido no Pavilhão Municipal de Oliveira de Azeméis.

Neste evento participaram mais de 5.000 pessoas, sendo a maioria crianças e jovens, mas também professores e representantes de municípios, para além de elementos das diversas instituições, parceiras do Eco-Escolas. O Programa Eco-Escolas conta, a nível internacional, com cerca de 40.000 escolas, em 55 países.

O Dia das Bandeiras Verdes 2011 – Galardão Eco-Escolas, que se assinalou na sexta-feira, significou o culminar dos projectos desenvolvidos, em 2010/2011, nas 1 515 escolas inscritas, das quais, depois de avaliadas, 1.209 demonstraram possuir a qualidade suficiente para, segundo os critérios da "Foundation for Environmental Education (FEE)" lhes ser atribuída a designação de Eco-Escola. As 1.209 Bandeiras Verdes serão hasteadas nas escolas de 219 Municípios.

Durante esta cerimónia foram entregues as bandeiras Eco-Escolas 2011 às seguintes escolas do concelho de Pombal: Associação de Promoção Social Desportiva, Recreativa e Cultural Moita do Boi, os Centros Escolares de Albergaria dos Doze e de Carnide, os Colégios Cidade Roda (Redinha) e João de Barros (Meirinhas), as Escolas Básicas do 1º Ciclo da Ilha de Cima, de Pombal, da Assamaça, de Água Formosa, de Barrocal, de Casal Fernão João, do Escoural, da Guia, de Ilha de Baixo, do Louriçal, de Santiago de Litém e de Vila Cã, as Escolas Básicas do 1º Ciclo com Jardim de Infância de Almagreira e da Machada, as Escolas Básicas dos 2º e 3º ciclos da Guia e Marquês de Pombal (Pombal), a Escola do Ensino Básico Integrado Gualdim Pais (Pombal), o Instituto D. João V (Louriçal), a Escola Secundária de Pombal, a ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal e os Jardins de Infância de Alto dos Crespos, de Charneca, de Pelariga e de Vermoil.
A Bandeira Verde Eco-Escolas simboliza o reconhecimento da existência de um empenhado trabalho na área da educação ambiental e educação para a sustentabilidade, seguindo a metodologia do Programa Eco-Escolas, a qual se inspirou, por sua vez, nos princípios de participação e cidadania subjacentes ao conceito de Agenda 21.

Sem comentários: